Importância do SEO para os profissionais de comunicação

Importância do SEO para os profissionais de comunicação

Já faz algum tempo que os profissionais de comunicação vem se atualizando para adaptar as suas funções as novas tecnologias. Entre as exigências de conhecimento está o SEO, sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas a um texto, ou no desenvolvimento de sites e sistemas, para que ele tenha um bom posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, como Google e Bing.

A otimização de um site ou blog permite que seu conteúdo chegue ao público certo, ou seja, aquele que está solicitando algo dos buscadores. Segundo pesquisa desenvolvida pelo Search Engine Journal, 70% das buscas que os usuários fazem são orgânicas, sendo que 80% destes internautas ignoram anúncios e dão preferência aos resultados orgânicos.

Pesquisa realizada pelo site Zero Limit Web apontou que estar entre as primeiras posições do Google pode ocasionar em 68% mais cliques do que as demais. Do 6º ao 10º lugar recebem juntos somente 4% dos acessos. Já 26% dos 68% apontado anteriormente vão para o primeiro resultado e quando o  conteúdo aparece com o snipped, conquista 8,6% dos cliques.

Destaca-se sempre o Google em conteúdos sobre SEO, porque esse buscador continua sendo o mais utilizado em todo o mundo. Segundo pesquisa realizada pela Smart Insights, quatro em cada cinco pesquisas realizadas são feitas nesse buscador. Além disso, dados apontados pela Similar Web revelam que no Google, resultados orgânicos recebem 95% dos cliques, deixando apenas 5% para os anúncios.

Conteúdo X Palavra-chave

Conteúdo x Palavra-chave

Para conquistar o TOP 10 do Google o segredo está em criar um conteúdo de qualidade com a palavra-chave buscada pelos usuários. É importante responder a um questionamento feito no buscador, uma simples pesquisa sobre o seu segmento ou temas centrais do seu blog pode revelar quais temas abordar.

Estudo conduzido pela Search Metrics afirmou que o conteúdo é o fator principal para o rankeamento. Em 2017 essa afirmação se revelou ainda mais verdadeira quando 53% dos 20 resultados melhor ranqueados trouxeram a palavra-chave no título. Ainda foi revelado que um conteúdo com uma escrita natural e rica de informações gerou mais impacto.

Por fim, vale uma dica chave, concentre-se em satisfazer uma necessidade do seu público, mas não basta apenas trabalhar as palavras-chave, é preciso publicar um conteúdo memorável.

Fonte: E-book do Comunique-se “SEO completo para profissionais de comunicação”

Please follow and like us: